Home » Ciência » Compostos químicos: O que são?, Características e muito mais

Compostos químicos: O que são?, Características e muito mais

Quando estamos no ensino médio, é comum ver um assunto em que eles explicam os elementos que compõem a cadeia de compostos. Aqui vamos fazer um pequeno passeio para conhecer estes compostos químicos, suas reações e outras características.

compostos químicos

Compostos químicos e conceitos

Compostos químicos são definidos como combinações de diferentes elementos em diferentes proporções. Eles são representados graficamente por modelos moleculares de bolas ou também por sua forma química. Uma expressão que indica o tipo e o número de átomos que compõem a substância.

As ligações que possuem diferentes átomos ligados podem ser iônicas, covalentes ou metálicas, dependendo da natureza química dos dois átomos encontrados.

Todos eles baseados na repulsa e atração entre as partículas subatômicas que as compõem.

Para formular e nomear os diferentes compostos químicos há uma série de regras propostas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Eles permitem que você escreva a fórmula e atribua até três nomes para a mesma substância. Isso facilita a comunicação científica de forma internacional e unificada.

Natureza dos compostos

Os átomos dos diferentes elementos que compõem o Propriedades físicas e químicas da matéria eles não estão isolados um do outro. Eles combinam uns com os outros para dar origem a uma grande variedade de produtos químicos. Sua composição é representada por modelos atômicos de esferas compactas unidas, onde cada elemento químico é indicado com uma cor diferente.

compostos químicos e suas características

A forma de indicar a natureza microscópica da matéria não é útil quando se refere a cada produto químico. É por isso que a fórmula química é usada, que são expressões escritas onde os símbolos dos elementos químicos que compõem a substância aparecem. Da mesma forma, uma série de subscritos são usados que indicam a proporção atômica mínima entre eles.

Independentemente da forma como as substâncias são retratadas, surge uma questão fundamental para explicar sua existência. Qual é a razão pela qual os átomos preferem se unir do que ser separados? A resposta é representada na energia do sistema formado por dois átomos inicialmente distantes, à medida que se aproximavam.

Exemplos de compostos químicos

Para remover um composto químico você precisa de dois ou mais elementos químicos. Se colocarmos hidrogênio H e oxigênio O juntos criamos um hidróxido OH, seria um dos exemplos de compostos químicos. Mas se combinarmos oxigênio e oxigênio, só obteremos a molécula de oxigênio que não entra na denominação de composto químico.

Isso é porque apesar de ter dois átomos, você só tem um elemento químico.

Tipos de compostos químicos

Foi provado que os únicos átomos que permanecem isolados são gases nobres. Portanto, eles devem ter alguma característica em comum que é a causa dessa independência microscópica. Se seus níveis eletrônicos forem analisados, observa-se que eles estão completos.

Eles têm um número de elétrons que completam os diferentes níveis de energia. Esta observação serve para descrever as ligações entre dois átomos em qualquer um dos 3 tipos de ligações, covalentes iônicos ou metálicos. Esta distinção é baseada no caráter metálico e não metálico dos átomos de ligação.

Iónico

A ligação iônica é falada de quando um átomo metálico e não metálico são unidos porque a união de átomos ou íons carregados é formada. Assim, quando um átomo de sódio se aproxima de um átomo de cloro, há uma transferência do último elétron daquele para o átomo de cloro.

Desta forma, a ligação de cloreto é obtida nas proximidades da cáção de sódio cuja atração eletrostática os mantém unidos. Esta tendência por parte dos átomos de metal perder seus elétrons mais externos em favor de sua captura por átomos não metálicos para completar seu nível eletrônico mais externo. Isso faz com que as proporções encontradas em compostos iônicos apareçam.

Covalentes

A interação entre dois átomos não metálicos é escrita pela ligação covalente, cuja base teórica está na preferência de manter seus elétrons exteriores pelos átomos encontrados. A solução está no compartilhamento de quantos elétrons precisarem para completar seu nível eletrônico superfici.para o.

Dois átomos de hidrogênio compartilham um elétron cada, e é por isso que temos H2. Dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio compartilham dois pares de elétrons para formar as duas ligações covalentes encontradas na água, H2O. Enquanto o metano, por sua vez, tem a FÓRMULA CH4 porque o carbono precisa de 4 ligações que vêm de elétrons de 4 átomos diferentes para completar seu segundo nível eletrônico.

Metálico

Finalmente, o terceiro tipo de ligação é chamado de metálico e é encontrado entre os átomos de elementos metálicos como ocorre em um pedaço de ferro ou em um fio de cobre. Seus átomos tendem a perder elétrons e encomendar cáations em uma rede de cristal tridimensional imersa em uma nuvem de elétrons. Sua alta mobilidade explica a condução de calor e eletricidade a partir de metais.

Composição química dos compostos

Uma vez que conhecemos os fundamentos físicos que mantêm os átomos dos compostos químicos juntos na substância que fazem parte da matéria, a atribuição de fórmulas e nomes para cada um deles é feita.

Enquanto todos os compostos são divididos em orgânicos e inorgânicos dependendo de sua origem geológica e biológica, já podemos focar na natureza das substâncias minerais. Dependendo do número de elementos que os compõem, os compostos inorgânicos são geralmente classificados em binário, ternário ou quaternário.

Formulação de compostos químicos

O organismo internacional que regula todo o conhecimento químico é a União Internacional de Química Pura e Aplicada. Cabe ao estabelecimento do procedimento para a escrita da fórmula química de qualquer composto. Assim como a regra da nomenclatura de todos eles, para que toda a comunidade científica use os mesmos critérios e se entenda em qualquer momento da história.

Quanto à formulação, a valência de todos os componentes deve ser levada em conta, que são as cargas elétricas dos átomos quando se combinam no composto. Da mesma forma, a ordem de escrita dos elementos deve ser levada em conta, de modo que seja sempre escrita à esquerda com valência positiva e à direita com a negativa.

Nesse sentido, a atenção é dada quando os dois átomos podem agir com valências positivas e negativas, ou seja, as combinações binárias de não metálicos. Assim, a preferência por agir com valência negativa diminui da direita para a esquerda e de cima para baixo na tabela periódica. A situação especial do hidrogênio na frente do nitrogênio é levada em conta

Reação química

Com base no princípio da eletro neutralidade em que as cargas elétricas dos íons devem ser compensadas em compostos neutros, os subíndices serão ajustados. O número de átomos de cada íon junto com sua carga são equivalentes.

Com tudo isso, a fórmula de um composto orgânico binário é obtida diretamente sem mais do que posicionar os íons com suas cargas. Isso é conseguido na ordem correta e trocá-los independentemente de seu sinal para simplificar sempre que possível.

Inorgânicos binários

Quanto à regra para nomear compostos inorgânicos binários, deve-se considerar a possibilidade de ter três sistemas alternativos de nomenclatura para o mesmo composto.

Classificação

Sistemática, estoque e nomenclatura tradicional. A nomenclatura sistemática faz uso de uma série de prefixos latinos para indicar o número de átomos de cada íon. Ou seja, os subscritos do íon e cáation é a fórmula do composto. Por sua vez, a nomenclatura de ações se concentra em indicar a valência com que o caation age apenas no caso de surgirem algumas possibilidades, por meio de algarismos romanos entre parênteses.

O sistema tradicional de nomenclatura usa os sufixos ico e urso juntamente com os prefixos por e hipo para designar as valências do mais alto ao menor dos cáations de um elemento.

Se é o sistema de ações que é selecionado após o nome do ânion, a palavra DE é adicionada, e seguida pelo nome do elemento que age como um cáation seguido por sua valência em algarismos romanos entre parênteses. Só no caso de ter várias possibilidades. Isso indica qual deles é usado no composto de concreto.

Quando um composto binário é tradicionalmente nomeado, ele tem o nome do ânion e o cáation seguido cada um com sufixos específicos dependendo de sua valência.

Características

Aplicando as fórmulas descritas acima dos compostos de nomenclatura aos compostos inorgânicos binários, tiramos a composição e nome de substâncias binárias, óxidos e compostos binários hidrogenados. Cada um deles com uma fórmula química geral que lhes permite ser reconhecidos a olho nu.

Tamanho

É importante analisar duas propriedades de compostos químicos, que são o tamanho e a massa de moléculas e cristais. Átomos não são capazes de ser vistos mesmo com o microscópio mais poderoso. A ciência está fazendo grandes avanços nesse sentido.

Foram construídos sistemas baseados em sondas atômicas que percebem a presença de átomos isolados, aproximando-nos da nanotecnologia de uma forma real. No entanto, quando o tamanho dos átomos é analisado, falamos de raio atômico, iônico, covalente ou metálico. Todos eles com valores tão pequenos em unidades do sistema internacional que é escolhido para usar a comunidade de medição na escala atômica molecular.

Missa

Quanto à massa de átomos, bem como seu valor é muito pequeno quando expresso em quilogramas, a unidade da maioria atômica é escolhida como base de medição. Os valores de massa atômica de cada elemento são encontrados como informações na maioria das tabelas periódicas a serem consultadas.

liana trotte

Sobre Liana Trotte

Liana Trotte é uma graduada em engenharia pela Universidade Brasil, destacando-se por sua sólida formação e habilidades técnicas. Sua paixão pela resolução de problemas e inovação a conduzem a enfrentar desafios complexos com criatividade e determinação. Liana é uma profissional comprometida em aplicar seu conhecimento em busca de soluções eficazes e inovadoras. Sua formação sólida e mentalidade orientada para resultados a tornam uma adição valiosa em qualquer empreendimento que busque excelência em engenharia.