Home » Ciência » Propriedades físicas e químicas da matéria

Propriedades Físicas e Químicas da Matéria

No universo há muitos elementos materiais a partir do qual as propriedades físicas e químicas da matéria, a fim de obter dados sobre eles e verificar a variação que pode ocorrer quando submetidos a outras substâncias.

Tudo sobre as propriedades físicas e químicas da matéria

Este é um tema muito interessante, mas do qual há muitas lacunas em grande parte da população, talvez o termo “matéria” por tudo que existe, isso é totalmente verdadeiro, pois é entendido por ele os elementos que têm massa, ou seja, que podem ser palpáveis, medidos, que têm características diferentes como cor, tamanho, cheiro em alguns casos e textura.

Nesse mesmo sentido, é essencial mencionar um aspecto que geralmente causa muita confusão, sendo o fato de que a grande maioria considera que a questão é aquela que só tem o estado sólido e isso é totalmente errado, uma vez que pode ser apresentado em qualquer um dos estados, portanto, o diferente Exemplos de sólidos, de líquidos são parte da matéria.

Este último pode ser estabelecido de acordo com a união ou desunião dos átomos que estão presentes nele, ou seja, quando houver maior união será um sólido, pelo contrário, no momento de ser altamente disperso será um líquido e em uma forma intermediária então você estará na frente de um gasoso.

Mas a que se refere o termo propriedades da matéria?, talvez você tenha alguma noção, mas para maior segurança será detalhado o que significa; Antes de mais nada, é importante dizer que estes podem ser genéricos ou típicos deles, pois o primeiro será aqueles que estão presentes em todos os assuntos, enquanto no segundo são aqueles que estão presentes em alguns e que permitem compará-los e diferenciá-lo de outros.

Mas o que são?, porque as características que eles têm, desde que possam ser medidas de alguma forma, em termos de física a medição correspondente pode ser realizada para que a estrutura de seus átomos não seja alterada de forma alguma, mas quanto aos químicos o oposto acontece, uma vez que haverá alguma variação dos átomos.

Propriedades físicas

Já foi dito até certo ponto sobre essas propriedades, mas neste segmento será detalhado um pouco mais de detalhes sobre elas para que finalmente uma comparação possa ser feita entre os dois e elas possam ser diferenciadas sem qualquer problema.

Estes se referem a todas essas particularidades que podem ser medidas, mesmo muitas pessoas dizem que essas são aquelas que podem ser observadas, por exemplo o tamanho de uma tabela, já que pode ver, tocar, medir, estudar e muito mais; é importante notar que estes podem evoluir com o passar do tempo.

Existem várias classificações para esse tipo de propriedade, como ser homogêneo ou heterogêneo e entre ser extenso e intensivo, que serão calculados de acordo com as características particulares. Outro fato interessante que não deve ser negligenciado é que duas áreas, como física e química, têm conceitos diferentes em relação a esse tema, por isso é importante que você aplique de acordo com o contexto.

Por outro lado, os físicos os refletem de acordo com as leis e teorias numéricas, enquanto os químicos, como visto neste segmento, são aqueles que podem ser estudados sem que haja mudanças de átomos ou partículas, ou seja, que sua essência e natureza não mudam quando estudadas, podem ser detectadas sob certas observações precisas.

Exemplos de propriedades físicas

Certamente você vai ficar muito curioso para conhecer exemplos de propriedades físicas, então a partir de agora você vai encontrar vários:

Ponto de fusão: que é aquele em que há uma mudança de estado específica, do sólido para o líquido, por exemplo, as alterações de alumínio quando submetidas a seiscentos e sessenta graus Celsius.

Volume: entende-se que isso significa o lugar que ocupa dentro de uma determinada área, por exemplo, o que um frasco ocupa dentro da geladeira.

Missa: É um pouco semelhante ao anterior, mas é a matéria que tem esse elemento, seguindo o exemplo anterior, é a massa, a matéria que tem esse frasco.

Propriedades químicas da matéria

Por outro lado, esse tipo de assunto équellas que geram alguma variação e como essa variação ocorre? Bem, estar exposto a algum reagente que permitirá que haja uma mudança estrutural, parece um pouco complicado, certo? Mas é realmente muito simples e é até observado em muitas ocasiões na vida cotidiana, sem saber ao certo que o que está acontecendo é uma mudança dessa magnitude.

Estes perdem sua natureza, mas é importante esclarecer que, para identificar esse tipo de mudança, geralmente é necessário realizar estudos aprofundados relacionados ao comportamento de produtos químicos quando submetidos a outras substâncias, embora à primeira vista a mudança possa ser verificada, que normalmente não tem um inverso, ou seja, uma vez obtida a mudança não poderá retornar ao seu estado original. Exemplos disso podem ser vistos no futuro.

Exemplos das propriedades químicas das substâncias

Oxidação: um dos casos mais comuns e que geralmente se manifesta em muitos materiais, como correntes, tubos de água, entre outros, que se manifesta porque esse objeto está perdendo elétrons.

Combustão: trata-se de uma forma de energia, que pode ter sido observada em várias ocasiões, o que ocorre com a presença de oxigênio.

Reactividade: ao contrário dos anteriores, isso pode não ser tão típico, já que é a reação que um elemento tem contra o outro. Por exemplo, quando você adiciona vinagre a um copo de água.

Se você leu este artigo inteiro você já vai saber como diferenciar o Mudanças físicas e produtos químicos sem qualquer inconveniente, você poderá falar sobre eles com toda propriedade e conhecimento com seus amigos, em sala de aula e muito mais.

liana trotte

Sobre Liana Trotte

Liana Trotte é uma graduada em engenharia pela Universidade Brasil, destacando-se por sua sólida formação e habilidades técnicas. Sua paixão pela resolução de problemas e inovação a conduzem a enfrentar desafios complexos com criatividade e determinação. Liana é uma profissional comprometida em aplicar seu conhecimento em busca de soluções eficazes e inovadoras. Sua formação sólida e mentalidade orientada para resultados a tornam uma adição valiosa em qualquer empreendimento que busque excelência em engenharia.